A precursor de todas as criptomoedas foi inventado há mais de uma década atrás. Desde o início da Internet e da bem-aventurada ideia de Jeff Bezos de criar a Amazon.com – felizmente para nós, não com o nome de Cadabra, que soa a Cadáver – que os pagamentos representam um enorme problema, e especialmente a fraude.
Os anos 50 assistiram à invenção dos cartões de crédito, que evitavam que tivéssemos de transportar sacos de dinheiro connosco. O primeiro foi o Diners Card, do qual sou cliente até hoje.
[...]
Permitia que o comerciante copiasse rapidamente os dados do cartão de crédito para um recibo, que era entregue ao cliente para assinar. Distinguia-se pelo som mecânico de deslize e estalo que acompanhava a sua operação .
Antes da invenção desta singela máquina, o processo de pagamento envolvia o preenchimento de documentos à mão, o que era um processo realmente demorado. Lembro-me de ouvir queixas de clientes à espera na fila: "Lá vem outro com um cartão de crédito. Nunca mais vamos sair daqui!". E realmente assim era, o comerciante tinha de ir buscar os papéis, escrever tudo num formato legível, verificar a assinatura e a identidade do cliente, e tudo isso demorava tempo. Em comparação, pagar com dinheiro era rápido e fácil – havia por isso imenso espaço para a criação de melhorias por empreendedores inteligentes.